quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Monografia não é um bicho de 7 cabeças




Chega aquele momento singular na história acadêmica: A monografia. Alguns sentem dificuldades em elaborá-la, outros não tem a mínima ideia do tema que deve abordar e alguns desenvolvem aquele "medo" de apresentá-la.

Neste artigo falarei sobre os temas dentro da área Pedagógica que podem ser abordados e destacarei como se preparar para que esse momento seja mais descontraído do que pesaroso.

Em primeiro lugar é importante ressaltar que os temas pedagógicos são amplos, portanto devemos delimitá-lo, ou seja, buscar dentro de um tema extenso, um assunto mais específico. Por exemplo:

Psicomotricidade > O fim da dualidade corpo e alma para uma aprendizagem de qualidade

EJA > Qualidade no Ensino para Jovens e Adultos

Lúdico > Ludicidade como Objeto de uma Educação de Qualidade

Deu pra entender o: delimitar o campo?

Após a escolha do tema devemos nos pautar nas separações por capítulos de nossa monografia. Dentro do tema terão os assuntos abordados. Procure bons livros na biblioteca de sua faculdade ou do município onde mora. Nem sempre a internet disponibiliza todas as informações plausíveis para que seu trabalho tenha coerência. 

É importante que seus textos tenham bases teóricas. Então, procure citações de autores confiáveis e destaque-os, dentro das normas acadêmicas, no seu trabalho. Sempre que achar necessário um embasamento teórico, destaque-o. Isso dará credibilidade ao seu assunto.

Ao final da monografia, na parte considerações finais, destaque a sua visão geral sobre o tema abordado. Incluindo, também, a sua proposta para o desfecho da mesma.

Feche com a bibliografia de todos os assuntos. 
Obs.: Anote, de acordo com as normas acadêmicas, todos os sites, livros, artigos e afins.

Agora destacarei 50 temas pedagógicos para o seu TCC, cabendo a você usar a criatividade para delimitar o campo, pois este é mais pessoal.

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

EJA

PSICOPEDAGOGIA

PEDAGOGIA EMPRESARIAL

TDH - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

GESTÃO PEDAGÓGICA

GESTÃO DEMOCRÁTICA

PSICOMOTRICIDADE

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

ESCOLA DEMOCRÁTICA

INCLUSÃO SOCIAL

A IDENTIDADE DA ESCOLA

DIDÁTICA EDUCACIONAL

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

PEDAGOGIA AMBIENTAL

INTERDISCIPLINARIEDADE 

EDUCAÇÃO INFANTIL

EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO

ARTE NA EDUCAÇÃO

INCLUSÃO DIGITAL

UM NOVO OLHAR PARA ESCOLA PÚBLICA

EDUCAÇÃO PARA TODOS

MÚLTIPLOS CAMINHOS DO SABER

CONSTRUTIVISMO

A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO

TEORIA PIAGETIANAS NA CONSTRUÇÃO DO SABER

FORMAÇÃO CONTINUADA

REEDUCANDO PARA EDUCAR

TEORIAS PEDAGÓGICAS RUMO A REALIDADE ESCOLAR

PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

METODOLOGIA: APRENDIZAGEM SISTEMATIZADA

A CRIATIVIDADE COMO OPÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

SALA DE AULA: UNIVERSO INTEGRAL

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS E CONQUISTAS

PEDAGOGIA DE PROJETOS

SABER SISTEMATIZADO

ALÉM DO MITO DA CAVERNA

CORPO E MOVIMENTO: UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL

PEDAGOGIA DO ÂMBITO ESCOLAR

PEDAGOGO EMPRESARIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO

MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO

QUEBRANDO A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM

BULLYING: TRISTE REALIDADE ESCOLAR

VIOLÊNCIA ESCOLAR E SEUS DESFECHOS

FAMÍLIA E ESCOLA



Espero que tenham gostado da leitura.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário